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Como ter sucesso na crise: saiba encontrar oportunidades

30/06/2020 - Marketing

A palavra crise, por si só, já carrega um significado negativo. Por isso, ao ouvir falar sobre ela, muitos acabam se desesperando, pensando apenas na instabilidade e dificuldades que podem ocorrer. Dessa forma, é um pensamento comum acreditar que é impossível ter sucesso na crise.

Bom, 2020 chegou prometendo ser um ano de progresso para a economia nacional. Porém, no fim de fevereiro e início de março, o país se viu obrigado a frear para conter algo que geraria uma crise global e em vários setores: a pandemia de Covid-19, ou o novo coronavírus. Com o objetivo de evitar a transmissão da mesma em solo nacional, muitos estados entraram em isolamento, o que fez com que as empresas se adaptassem ao novo cenário.

Muitos, por não terem auxílio, ou por já estarem no vermelho, acabaram tendo que demitir colaboradores e, nos piores casos, fecharam as portas. Outros, criaram novas formas de trabalho, algumas aderindo ao home office, outras ao sistema de delivery, por exemplo.

Se você é empreendedor ou empresário, ou ainda, tem um cargo de gestão em uma empresa e encontra-se desanimado com a situação atual, continue lendo esse texto. Nele, iremos te ajudar a descobrir como ter sucesso na crise e encontrar oportunidades. Vamos lá!

Como encontrar oportunidades na crise? Veja agora!

Não estamos aqui para te enganar! Por isso, é preciso que você saiba que para encontrar o sucesso, seja na crise ou em qualquer momento, não existe uma fórmula mágica. Muitas vezes, o que funciona para uma empresa, é um fracasso para outra. Entretanto, não precisa voltar para a etapa do desânimo! Apesar do que mencionamos, existem técnicas e ações que garantem prosperidade para qualquer negócio. Listamos alguns, a seguir. Confira!

Análise interna do seu negócio

É muito mais comum do que imaginamos, que no mercado de negócios, o foco seja apenas no objetivo final, que é vender, um produto ou um serviço. Desse modo, muitas empresas esquecem de um fator essencial: fazer uma análise interna.

Por mais que essa prática seja um dos ensinamentos de qualquer curso de gestão e liderança, por exemplo, ainda é bastante comum encontrar organizações que “esquecem” de realizar uma análise interna. Essa ação é de grande importância, pois permite a identificação de problemas, bem como uma melhoria contínua dos processos. 

A análise interna também possibilita que talentos sejam descobertos e valorizados, assim como o remanejo de funções de colaboradores. Além das coisas citadas, essa prática também possibilita identificar como sua marca está diante de seus profissionais, sendo esta uma etapa muito importante de branding

Análise de mercado

Outra ação fundamental para ter sucesso na crise, é analisar o mercado, incluindo os concorrentes. A análise de mercado, de maneira resumida, é uma maneira de se ter informações qualitativas e quantitativas, como perfil do público, potenciais consumidores, assim como o cenário econômico, concorrentes e fornecedores. Essa análise busca a resposta para duas perguntas muito importantes para qualquer empresa: “O que meus clientes querem?” e “O que meus fornecedores oferecem?”.

Essa prática deve ser efetuada constantemente, e não apenas quando se abre uma empresa. Por isso, muitas acabam não aproveitando as oportunidades que aparecem, pois, não acompanham o mercado e nem o que seus concorrentes estão fazendo.

Vale lembrar que acompanhar os concorrentes, não é copiá-lo! Você pode aprender tanto com os acertos deles quanto com os erros. 

Fortalecimento da marca

Em qualquer crise, seja mundial, como a que estamos vivendo, seja interna, uma coisa é muito importante: fortalecer e posicionar sua marca. Essa é uma das coisas mais importantes a se fazer! 

Vamos dar um exemplo: por causa da pandemia de Covid-19, muitas empresas precisaram interromper suas atividades, para evitar, entre outras coisas, aglomerações de pessoas. Impossibilitadas de trabalhar, muitas decidiram utilizar suas marcas e seus canais de comunicação, para trazer um conteúdo informativo e útil para seu público. Essa é uma excelente maneira de se aproximar do consumidor, assim como de se posicionar como marca. 

Quando falamos em posicionamento de marca, muitos pensam logo em anúncios, mídias digitais e peças publicitárias em geral. Porém, ela vai muito além. Vai desde os valores da empresa. Por isso, é preciso ter uma estratégia e planejamento, com objetivos mensuráveis e qualitativos a curto e longo prazo. Após isso, será possível bolar um plano de comunicação interna e externa e realizar uma gestão de marca. Ressaltamos que sua marca deve ser fortalecida, também, dentro da sua empresa. 

Qual a melhor maneira de fortalecer a sua marca?

Como já mencionamos, não há fórmula secreta! Analisar sua empresa internamente e, também, conhecer o mercado e seus concorrentes, são indispensáveis para, pelo menos, começar a posicionar a sua marca. Manter-se atualizado e ter conhecimento sobre comunicação, branding e marketing também fazem a diferença, nesse momento.

Porém, sabemos que mesmo com conhecimento, muitas vezes, devido à correria do dia a dia, não é possível criar uma estratégia de comunicação, bem como de fortalecimento de marca sozinho, não é mesmo?! Por isso, é essencial contar com profissionais e/ou parceiros que tenham comprometimento, conhecimento e expertise nessa área.

Bom, essas são pequenas ações que podem te ajudar a ter sucesso na crise e encontrar oportunidades. Se você tiver alguma dúvida ou estiver precisando de ajuda para posicionar de uma melhor maneira a sua marca, entre em contato conosco. Nossos profissionais estão à disposição para conversar com você.